quinta-feira, 6 de setembro de 2012




INFORMATIVO DA ASSESSORIA DE AUMENTO E CONSERVAÇÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO


Impossível tratar o tema aumento de associados sem estabelecer uma relação com perda de associados. Porque será que um grande número de associados deixa nossa associação nos três primeiros anos de participação? Porque temos leões que preferem muitas vezes a solidão ou uma vida sedentária do que o Companheirismo que um Clube de Lions proporciona? Porque temos dificuldades para convidar novos associados? Porque um grande número de Companheiros não aceita a Presidência de seu Clube? As perguntas são muitas.
Será a organização administrativa de nossos Clubes ou nossas atividades que espantam leões de nosso convívio? A estrutura administrativa estabelecida pela Associação de Lions é um sistema de gerenciamento em que a figura do Presidente é o Líder de uma diretoria executiva que por sua vez, responde perante uma assembléia geral composta por todos os associados do Clube. O modelo padrão de protocolo de reuniões de clube ressalta a universalidade dos valores de Lions Internacional.
Já nossas atividades devem ser efetivas e nossos esforços responderem aos anseios de nossas comunidades. Clube forte tem campanhas permanentes. O Presidente será um líder efetivo se souber dar atribuições de acordo com o perfil dos associados.
Já está provado que um Clube de Lions ao afastar-se do protocolo oficial, perde qualidade, enfraquece suas atividades, não motiva seus associados e, por conseguinte perde seus associados. Clube forte não perde associados. Um Clube de Lions que cumpre o protocolo oficial, que limita suas assembléias normais em até 1h30 (uma hora e trinta minutos) valoriza o associado presente e tende a ser forte.
Não esqueça que devemos dar uma atenção especial a nossos associados. Muitas vezes, a forma com que tratamos nossos Companheiros de clube resulta em seu afastamento gradual de nossas ações e em consequência sua demissão. Sejamos atenciosos com nossos Companheiros e pródigos no elogio. Cuide bem de nossos fundadores. Se ele quando jovem foi um grande leão não será a ausência em nossas reuniões a justificativa de sua demissão. Existem leões de grande representatividade profissional que não tem tempo (no momento) de ir a nossos encontros. Busque alternativa para eles. De atividades de representatividade. Ele poderá ser de grande utilidade para nossos objetivos. Com certeza ele será mais útil no clube do que fora dele. Pense nisso. Em princípio todo cidadão é honesto, probo, trabalhador e digno de sua família. Voluntariado e compreensão social se adquire pelo exemplo. Aqueles são princípios para admissão de um associado. Estes, o voluntariado e a compreensão social, deve ser nossa atribuição pelo exemplo do trabalho social que realizamos.
Todo líder, seja Presidente de Clube, Governador de Distrito, Presidente de Região, Presidente de Divisão, Líder GMT e Líder GLT deve ter como compromisso para este ano, admitir um novo associado.
Faça sua parte.
CL Carlos Guilherme Reinhardt
Assessor de Aumento e Conservação de Associados do Distrito Múltiplo LD
Governador 89/90 do Distrito LD-2 (Distrito L-7) - DMLD
Sócio do Lions Clube Porto Alegre Floresta – LD-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário